quinta-feira, 17 de março de 2016

Jogo simbólico... Faz-de-conta... (6H)

Chamamos de jogo simbólico a brincadeira em que a criança recria a realidade e dando a si um papel social, colocando em jogo toda sua imaginação e faz-de-conta.





Nesta semana, as crianças foram desafiadas a criar uma cidade na sala e, ao conversarmos sobre o que tem numa cidade, eles falaram sobre comércios... Vários comércios...





Disponibilizei a eles diversos objetos, estruturados e não estruturados, fantasias e acessórios para que pudessem se agrupar e montar uma avenida... Eles disseram que avenida é a rua mais perigosa, cheia de carro e cheia de lojas!




O resultado está expresso nas fotos. Teve até o momento de ir à loja do amigo!




Então teve outro problema: não havia dinheirinho para realizar compras! Emanuelly resolveu o problema propondo trocar cortar o pelo do ursinho por uma caixa de leite! Pronto! Todo mundo começou a fazer escambo (trocas comerciais comuns antes da aparição do sistema monetário) sem saber o que é isso!











4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e iniciativa !!!!Vejo que o espaço da sala é amplo ...tem pia e torneira ??? Qtos alunos na sala ???? Em que momentos há a troca e planejamento dos dois prof da turma ???Adorei o trabalho!!!Quero desenvolver um trabalho com minha turma do 5A na Emei TB Obrigada aguardo resposta Ana Clara G de Castro DRE J/T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Clara! Obrigado por nos prestigiar!
      Na sala temos pia e torneira sim. O espaço da sala fica amplo de acordo com a nossa organização. Optamos por montar mais ou menos um grande "U" com as mesas para aproveitar melhor o espaço. Caso separássemos as mesas ficaria tudo muito apertado, sem espaço. Nós fazemos o planejamento de modo colaborativo. Embora sejamos casados (rsrs), nosso filho não nos deixa planejar junto... rsrs... Então, envio por e-mail uma proposta e a professora Tatiana vai remodelando e vice-versa, tendo como contexto o projeto ou a sequencia didática que precisamos desenvolver. Desenvolva o trabalho sim. Dê aparelhos na mão deles. Você vai se surpreender com o que eles acham importante, tão diferente do nosso olhar! Grande abraço!!!

      Excluir
  2. Parabéns pela coordenação dos professores!!!

    ResponderExcluir