segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Volta às aulas: esclarecendo a importância do período de Adaptação Escolar

O primeiro dia na escola é sempre difícil. Não é à toa que até ganhou um nome: Período de Adapatação! Adaptação dos filhos que chegam a um ambiente novo, turma nova, professor novo... E adaptação dos pais, que sofrem com a ansiedade e o medo da reação das crianças. Adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem com a nova rotina.

Para a família esse é um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido pensado e ponderado com carinho. Muitas vezes a criança chora e diz que não quer ficar com o professor. Em outras vezes, a criança nem liga para os pais, entra e interagem com colegas e professor. Por isso é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança.

Algumas dicas para esse período de adaptação escolar:

1-Como preparar a criança para ir à escola?
É importante não esconder nada. Explique que ela vai para a escola a partir de um determinado dia, conte quem vai levá-la, quem vai buscá-la e que a acompanhará no início. Fale dos amigos que vai fazer, do professor, de como é a escola e o que acontece por lá. Mas atenção! Não exagere! Não invente que a criança fará tudo o que quiser, divertir-se como quiser, que terá mil e uma coisas que nem existem. A criança poderá se frustrar sem necessidade!

2-Qual o papel do professor nesse período?
O papel do professor é muito sensível: deve acolher a criança, mostrar as instalações da escola, apresentar os coleguinhas, ir inserindo a criança à rotina diária. Esse período é tão importante que a escola re-organiza o horário de atendimento das crianças e  dos professores, para que mais de um profissional possa atender a turma.

3-Por quanto tempo o pai ou a mãe deve ficar na escola?
O tempo mínimo é de um ou dois dias. O tempo máximo varia de criança para criança. Se após dez dias a criança ainda estiver com dificuldades de adaptação é necessário conversar com o professor e, juntos, organizar uma outra estratégia para que a criança se adapte à escola. Uma dica: nunca vá embora sem se despedir da sua criança, porque ela pode se sentir traída e insegura em relação à escola.

4-Como lidar com o choro?
É preciso compreender se não é um choro manipulador, pois tem crianças que fazem uso dessa artimanha para impedir que os pais as deixem. Muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar com os coleguinhas. Por isso, há momentos que o mais importante é se despedir da criança e ir embora sem olhar para trás, evitando que a situação de choro e sofrimento se arraste por mais tempo. Converse com o professor para decidir como agir em casos como esse. E lembre-se: chorar um pouco em uma situação como essa é normal e também saudável!

5-É normal sentir culpa ao deixar o filho na escola?
Sim, é normal. O melhor é esquecer a culpa, pois a insegurança dos familiares é facilmente percebida pelas crianças. Vá trabalhar feliz e faça com que o tempo que você tem com a criança seja de qualidade. Sempre conversando sobre a escola, valorizando-a.

Retirado do site EDUCAR PARA CRESCER, Editora Abril, 20/1/2015
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/adaptacao-escola-529211.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário