quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sondagem de escrita (6H)

Alfabetizar, na Educação Infantil, não é uma obstinação buscada pelos educadores, haja vista que as crianças podem viver mil experiências envolvendo desde o faz-de-conta, pinturas, brincadeiras com texturas e movimentos, por exemplo, que serão importantíssimas para a constituição do sujeito "criança".

No entanto, se alfabetizar não é uma obrigação, abdicar de momentos em meio a brincadeiras e outras experiências em que as crianças podem ser convidadas a refletir sobre o Sistema de Escrita, seria uma irresponsabilidade.

Daí a importância de não desconsiderar que a criança vive num mundo letrado e que em meio às brincadeiras, experiências diversas, construção de narrativas, a reflexão do Sistema de Escrita possa acontecer, de modo espontâneo para a criança e repleta de planejamento e intencionalidades para o educador.

Abaixo, vemos em que hipótese de escrita as crianças do 6H estão ao final desse 1º semestre, em junho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário